Na tarde desta quinta-feira (01\10) sessão solene do Dia do Idoso homenageou em nome de todos os idosos o projeto De Bem com a Vida, que há 17 anos vem transformando a vida de senhoras em Maracanaú, promovendo o bem estar e a autoestima.
Confira pronunciamento da Deputada Fernanda Pessoa (PR) durante a sessão solene:
“Esta sessão solene é uma justa e singela homenagem ao Dia do Idoso, comemorado em todo o Brasil neste dia primeiro de outubro em alusão a Lei nº 10.741, que criou o Estatuto do Idoso. E nesta mesma data comemora-se também o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas. E, por acreditar na atenção que o idoso merece e necessita, nós, também temos diversos projetos voltados à terceira idade, que visam assegurar benefícios para os idosos. E, aqui destaco alguns como: a implementação do Centro Estadual de Atenção à Saúde do Idoso, a criação do grupo de cuidadores de pessoas com Alzheimer e do Centro de Ortopedia do Estado, voltado ao atendimento de pessoas com idade superior a 60 anos. Além da criação da Comissão Técnica Permanente em Defesa do Direito do Idoso. Ressalto também que a criação do Fundo Estadual do Idoso e do Conselho Estadual do Idoso é uma luta do nosso mandato. Duas ferramentas importantes para assegurar os direitos da pessoa idosa.
Sabemos que Viver com saúde, tranquilidade e segurança é o desejo e o direito de todos na maturidade. As pessoas com idade igual ou superior a 60 anos são consideradas idosas e têm seus direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso, que prevê, dentre as garantias, o direito à Saúde, à Previdência e à Assistência Social e ao lazer. Os idosos são hoje no país 26,3 milhões, segundo a Pesquisa Nacional do IBGE. O número representa 13% da população. A expectativa é que esse percentual aumente e que, em 2060, chegue a 34%.
No Ceará, o envelhecimento populacional vem evoluindo e com essa evolução, as cidades precisam se adequar e criar novas ações visando qualificar a assistência e oferecer mais qualidade de vida para a população idosa. E por isso, por acreditar que uma cidade mais feliz é uma cidade que cuida de todos e oferece políticas públicas de autonomia e bem estar, que hoje estamos aqui reunidos homenageando todos os idosos de nosso Ceará em nome do projeto De Bem Com a Vida, um projeto que foi crescendo e tomou proporções imensas e há 17 anos transforma a vida de muitas senhoras no nosso querido Maracanaú.
Esse é um projeto construído a muitas mãos, mas teve sua sementinha plantada pelo vereador capitão Martins. É um projeto dinâmico que através de práticas de atividades físicas e de vivências saudáveis tem feito pessoas mais ativas em Maracanaú. Comprovadamente está diminuindo o uso de remédios e aumentando a autoestima dos nossos idosos.O projeto cresceu tanto que está beneficiando mais de 3 mil pessoas. E/ com a construção do Centro de Esportes e Lazer Agacil Camurça, equipamento da Prefeitura Municipal de Maracanaú, os participantes ganharam um lugar incrível para a prática de suas atividades. Por isso, aqui parabenizo todos que acreditam e realizam o projeto De Bem com a Vida.
Desta forma homenageamos:
ROBERTO SOARES PESSOA, meu pai, um homem de fibra, grande político e visionário. Como ex-prefeito de Maracanaú foi o primeiro incentivador deste projeto. Acreditou na transformação que o projeto poderia proporcionar e incentivou, acolheu e estimulou para que continuasse crescendo.
FIRMO CAMURÇA, o prefeito de Maracanaú, que muito tem feito pela cidade, dando continuidade a importantes projetos e programas para a população. Parabenizo o prefeito por ter acreditado no De Bem com a Vida e pelo Centro de esportes que construiu para que o projeto pudesse ter abrigo.
Nossa homenagem a JOSUÉ MARTINS FERREIRA, o VEREADOR CAPITÃO MARTINS. O responsável pelo projeto. Foi ele que idealizou o De Bem com A Vida depois de perceber nos grupos de terceira idade que trabalhava, dentro do corpo de bombeiros, que, atividades físicas proporcionavam bem estar aos idosos. Essa sensibilidade que teve foi a sementinha pra essa imensa obra.
RICARDO ALVES DO NASCIMENTO, maracanauense, é Capitão da reserva do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará e coordenador do Centro Integrado de Esporte e Lazer Agacil Camurça e grande incentivador deste projeto.
Homenageamos também ANTÔNIO CARLOS DA SILVA Subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará e educador físico do Projeto de Bem Com a Vida.
MARIA DALVA DE LIMA coordenadora voluntária do Projeto de Bem Com a Vida dos Grupos Industrial e Alto Alegre I. Que faz um trabalho digno e verdadeiro.
Nosso homenageado FRANCISCO SIDNEY BATISTA DE SOUZA, Proprietário da empresa de ônibus TRANSCONQUISTA é o responsável pelo transporte seguro das senhoras do Projeto em todos os eventos e atividades do Centro de Esportes Agacil Camurça.
Nossa homenagem a FRANCISCO MARCELO TEIXEIRA GÓIS, Proprietário das Óticas Emanuel. É um nobre voluntário e patrocinador do Projeto.
CELESTINA GOMES DE MOURA. Uma das fundadoras do Projeto de Bem Com a Vida, no Grupo do Jereissati-I. Participa há 13 anos das atividades. É dona de um currículo invejável: Mãe de 8 filhos, avó de 19 netos e 37 bisnetos e é tataravó de 5 tataranetos.
E nossa homenagem especial em memória de dona MARIA ELIENE COSTA VALE. Dona Eliene viveu no Conjunto Acaracuzinho, onde criou seus dois filhos Lucas e Luciana Costa. Ela continuará sendo exemplo de garra e determinação, pois mesmo doente, vítima de câncer, não abandonou sua missão e participava constantemente das atividades do projeto. Dona Eliene é exemplo de superação para todos nós que acreditamos numa vida mais feliz através do convício social.
Agradeço a todas as senhoras que participam desse projeto, todas vocês são exemplo de vida, de garra, de superação. E este projeto, tenho certeza, será ainda muito maior. Também não posso deixar de agradecer a Margareth uma vibrante incentivadora do bem estar e dos direitos dos idosos. Esse é um sonho realizado porque é feito de coração e é fruto de uma construção coletiva aqui representada pelo poder público e comunidade.
Por fim, finalizo parafrasenado o nobel da paz Kofi Anan que diz que ao passar dos anos, as árvores tornam-se mais fortes e os rios, mais largos. De igual modo, com a idade, os seres humanos adquirem uma profunda experiência e sabedoria. É por isso que os idosos deveriam ser não só respeitados e reverenciados, mas também utilizados como o rico recurso que constituem para a sociedade. E é isso que vejo acontecendo em nosso Maracanaú. Obrigada “