Biografia

Fernanda Eneida Pessoa Caracas de Souza, cearense, filha de Mazé Pessoa e Roberto Pessoa, tem experiência como deputada estadual por 3 mandatos e está em seu primeiro mandato como deputada federal.
Formada em Administração de Empresas e com vários cursos na área financeira, Fernanda começou a trabalhar cedo nas empresas da família que formam o Grupo Emape, com unidades no Ceará, Bahia e Tocantins, sendo Diretora do grupo há quase 40 anos.

Fernanda já é uma das parlamentares que mais apresentou projetos no início do mandato. Seu propósito é ampliar suas bandeiras para Brasília, como a saúde, doenças raras, defesa da mulher, dignidade para o homem e a mulher do campo, e geração de emprego e renda. Ela é membro das principais comissões da Câmara, como a CCJ, Saúde e trabalho. A bancada do agro também faz parte de suas atividades parlamentares, assim como várias frentes parlamentares que carregam suas bandeiras, como defesa da mulher e as relacionadas à saúde de modo geral. “Foram 121.469 votos depositados, mas são mais de 9 milhões de cearenses que precisam de cuidado. Vamos cuidar de cada um através de políticas públicas que beneficiem diretamente ou indiretamente toda a população cearense.”

Casada há mais de 30 anos com o empresário Francisco Ésio de Souza Júnior, Fernanda é mãe de Ésio e Lívia, ambos formados em Medicina e Direito, respectivamente. Quando falamos sobre a quantidade de projetos aprovados em sua vida pública, a deputada Fernanda enfatiza: “Não adianta a quantidade de projetos aprovados, e sim como cada um vai impactar na vida do cidadão. Às vezes, apenas um projeto pode ser um divisor de águas na vida de famílias cearenses, nordestinas e brasileiras”. Ela lembra que sua primeira missão enquanto parlamentar foi pedir dinheiro a todos os deputados de uma verba anual à qual eles têm direito, para diminuir a fila de biópsias no estado. Resultado: só em uma instituição, ela fez mais de 3000 biópsias, trazendo alívio aos pacientes e familiares.

“Na Câmara Federal, vamos ampliar as conquistas alcançadas no Estado do Ceará. Já participamos ativamente da construção e aprovação de pautas importantíssimas para o Brasil, como a reforma tributária e a aprovação do arcabouço fiscal. Na minha primeira missão especial, acompanhei o Ministro do Turismo, Celso Sabino, à Espanha, onde, durante vários encontros, inclusive com o embaixador brasileiro, levei demandas do setor turístico nordestino e, em especial, do Ceará. Nosso mandato é de trabalho diário e totalmente participativo.”