Na próxima quinta-feira (22\02), às 15h, a Assembleia Legislativa do Ceará fará homenagem ao Dia Mundial das Doenças Raras celebrado dia 28 de Fevereiro. A sessão foi requerida pela deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) que se dedica a causa.
As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 para cada 2 mil pessoas. No Brasil há estimados 13 milhões de pessoas com doenças raras, segundo pesquisa da Interfarma. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente existem no Brasil cerca de 240 serviços que oferecem ações de assistência e diagnóstico. “Ainda existe uma carência de conhecimentos, diagnóstico e tratamentos disponíveis para as doenças raras, por isso temos ainda um longo caminha pela frente e nada mais justo que homenagear estas pessoas” explicou Fernanda Pessoa
Na ocasião serão homenageados o médico pediatra João Borges ( presidente da Unimed Fortaleza), Henrique Javi (Secretário de Saúde do Estado), Neulene Coelho (mãe do Guilherme portador de doenças raras), Joana Angélica (pediatra e Secretária de Saúde de Fortaleza), Márcia Alcântara (Pneumologista proprietária da Clínica Pulmocenter) e Ursula Wille (coordenadora do Programa de Atendimento Domiciliar do Hospital Waldemar Alcântara).
Serviço
Dia : 23\02 às 15h
Sessão Solene em comemoração ao Dia Mundial das Doenças Raras
Assembleia Legislativa do Ceará – av. Desembargador Moreira, 2806 – Dionísio Torres.
Informações: 3277-2780