Saúde da Mulher é tema de Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Ceará

Na semana em que é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, o Ceará debaterá em audiência pública temas urgentes como a necessidade de um registro compulsório de câncer e regulamentação do prazo máximo de 30 dias para diagnóstico da doença na rede pública. Também será discutido o acesso de pacientes com câncer de mama metastático a tratamentos adequados, especialmente os recém-incorporados à rede pública de saúde. A audiência pública, requerida pela deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB), acontecerá no próximo dia 29, a partir das 14h, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

O encontro faz parte de uma série que acontecerá em 9 estados brasileiros com o objetivo de discutir a implementação de políticas públicas em prol do combate ao câncer de mama e tem apoio do grupo multissetorial Go All, da União Internacional de Controle do Câncer (UICC) e do Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO), e das organizações associadas a Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. Aui no Ceará a Rede Mama.

>> Dados de 2018 do Observatório de Oncologia e do Conselho Federal de Medicina apontam o câncer como a principal causa de morte em 10% dos municípios brasileiros. Neste sentido, o registro de casos de câncer para gerar dados confiáveis que embasem estratégias de enfrentamento da doença é peça chave para melhorar o planejamento da atenção e cuidado do câncer.

++ É de Fernanda Pessoa o  Projeto de indicação N.º 36/18 que sugere  < NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA OS CASOS DE CÂNCER PELOS SERVIÇOS DE SAÚDE DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ > . “Nossa intenção é que as neoplasias malignas sejam notificadas para que haja planejamento de ações destinadas ao controle, à prevenção e ao tratamento da doença” explica a parlamentar. De acordo com o projeto, ficará a cargo dos serviços de saúde  encaminhar a notificação dos casos confirmados de neoplasias malignas à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.

>> Dia 28 de Maio foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar e apoiar países que tem grande parcela da população de mulheres. De acordo com a OMS, até 2030, mais de um bilhão de mulheres estarão no período de vida dos 40 aos 65 anos.

+++ Serviço: 
Audiência Pública < Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher >  
Dia 29 de maio, às 14h.
Assembleia Legislativa do Ceará, av. desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres, Fortaleza
Contato pelo:  3277-2780