Segundo ela, essa é “uma ferramenta no combate a essa doença, que mata milhares de pessoas no mundo todos os anos e é a segunda maior causa de mortes no Brasil”. Fernanda Pessoa informou ter recebido integrantes da Rede Mama que defenderam a adoção de notificações compulsórias para os casos de câncer.
A importância do diagnóstico precoce foi ressaltada pela parlamentar, lembrando que isso possibilitaria até 90% de chance de cura. Fernanda Pessoa agradeceu ainda aos demais parlamentares, que, por meio do Pacto de Cooperação Federativa, repassaram R$ 640 mil, em 2015, para a realização de biópsias em pacientes com câncer de mama e próstata.
“As políticas públicas de combate à doença são tão importantes. É triste pensar que alguém que está doente ainda tenha que se desgastar buscando o seu direito de tratamento. A prevenção é de suma importância para um tratamento eficaz, por isso precisamos nos cuidar e incentivar nossos familiares a estar em dias com os exames”, aconselhou a deputada.
Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PMDB) criticou a carência na área de pesquisa e formação de especialistas em oncologia. “Temos que investir mais na capacitação das nossas equipes e em pesquisas. Só assim ofereceremos prevenções e tratamentos dignos à população”, avaliou.