Pelo direito de Brincar

Lei estadual, número 15.037, de Fernanda Pessoa cria a Semana do Lazer Infantil no Ceará.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (24/09) na Assembleia Legislativa, a deputada Fernanda Pessoa (PR) chamou atenção para o cuidado com as crianças na primeira infância e ressaltou a importância da brincadeira no universo infantil. A principal fase do desenvolvimento do ser humano. “Nesta fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e na construção das relações sociais, que influenciarão a vida afetiva, profissional e social para sempre” explica

Para a deputada a brincadeira deve ser levada a sério. Inclusive a lei estadual 15.037 institui de 20 a 27 de setembro,  a Semana do Lazer Infantil no Ceará. Proposta da Deputada Fernanda Pessoa que virou lei. ” Esta semana deve servir para a reflexão e o estimula a brincadeira na primeira Infância sugerindo atividades lúdicas e incentivando  uma maior aproximação dos pais na vida infantil de seus filhos” reflete a parlamentar.

Segundo pesquisas as crianças estão substituindo a brincadeira por objetos eletrônicos. Os pais estão mais atarefados e sem tempo para o lazer. “Por isso, alerto aqui a importância do Lazer Infantil. Reservem um tempo para seus filhos, para suas crianças e estimulem a brincadeira. Para a criança, brincar é uma das atividades mais importantes da infância. Afinal uma criança só é criança porque brinca”. observa.

A deputada ressaltou as atividades da Semana do Bebê, apoiada pelo UNICEF, que acontece em Maracanaú e traz diversas atividades que priorizam o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos.

“Maracanaú já é reconhecida por suas ações em prol ao parto humanizado, inclusive recebeu prêmio por isso, e receberá  uma banheira para parto na água” informou.  Uma ação quase inédita no Brasil por se tratar de um hospital público municipal. Só Rio de Janeiro e Minas oferecem na rede pública uma banheira para parto na água.

 

Zelar pelas crianças não é uma tarefa exclusiva dos pais, mas também dos parentes, da comunidade, dos profissionais de saúde, dos líderes de modo geral, dos educadores, dos governantes, enfim, da sociedade como um todo.