A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, por meio de sua presidente, Fernanda Pessoa, se junta aos movimentos de defesa indígena e dos diretos das mulheres para partilhar sua solidariedade e repúdio sobre o atentado contra a liderança indígena e Cacique do Povo Pitaguary, Maria Madalena Braga da Silva, ocorrido na noite do dia 12 de setembro de 2018. Conforme noticiado, a Cacique levou um tiro na nuca ao lutar contra um homem, enquanto ela e outras mulheres, andavam de uma aldeia à outra. A indígena está hospitalizada e sem risco iminente de morte.
Manifestamos nossa total preocupação com a proteção dos povos indígenas, clamamos por mais políticas públicas de defesa e proteção à vida, que visem a redução da violência em todo o Estado. Pedimos mais eficácia dos programas de proteção aos defensores dos direitos humanos, para que atuem no sentido de assegurar total acolhimento ao povo indígena.
Temos lutado por uma sociedade sem violência contra a mulher. Exigimos total apuração e responsabilização rigorosa do(s) envolvido(s). Toda nossa solidariedade à Maria Madalena Braga da Silva, a sua família e ao Povo Pitaguary.
Fernanda Pessoa
Deputada Estadual – Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres
Assembleia Legislativa do Ceará