No combate a violência contra as mulheres

 

A deputada Fernanda Pessoa (PR) cobrou mais políticas públicas de proteção e amparo às mulheres cearenses, em pronunciamento nesta sexta (11\12) na Assembleia Legislativa do Ceará. “Venho a este Plenário mais uma vez e virei incansáveis vezes, em defesa às mulheres e contra todo o tipo de violência. E, como deputada estadual e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, representante da classe feminina desse Legislativo, clamo aqui por mais políticas públicas e por mais segurança para as mulheres do nosso Estado” informou.

A parlamentar repercutiu os últimos números de pesquisas que mostram aumento de agressão e assassinato de mulheres no Ceará e em todo o país na semana que acontece a4a. Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. “Infelizmente vivemos numa sociedade ainda machista e a violência cresce diante de todas nós. O Ceará, segundo o Mapa da Violência de 2015, é o 3º estado do Nordeste e o 6º do País no ranking de mulheres vítimas de feminicídio. A Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social registrou, no primeiro semestre deste ano, uma média de 11 casos de violência doméstica por dia. A Delegacia da Mulher registra uma média de 100 denúncias por dia. De janeiro a setembro de 2015, 183 mulheres assassinadas.  E Fortaleza tem o segundo maior número de morte de mulheres por dia em todo o Brasil, ficando atrás somente de São Paulo que tem uma população 4 vezes maior que a nossa” revelou.

Fernanda Pessoa solicitou ao governador do Estado Camilo Santana o funcionamento da Delegacia da Mulher aos fins de semana e 24h. Além de requerer ao Estado que cumpra com a constituição que pede que cada cidade com mais  de 60 mil moradores tenha uma delegacia da mulher.

Projetos da deputada

A defesa dos direitos das mulheres cearenses estão no centro dos projetos: de Fernanda Pessoa. Dentre eles destacamos: a  Criação de Casa de Acolhimento da Mulher Violentada/ Criação da Delegacia Regional da Mulher no Vale do Jaguaribe/Criação da Delegacia Especializada da Mulher no Município de Aracati/a Procuradoria Especial da Mulher/ Prioridade à mulher vítima de violência doméstica na realização de exames/Criação do Centro Regional do Câncer no Vale do Jaguaribe/ Fundo Estadual de Amparo a Mulheres Agredidas no Estado do Ceará / Criação da Delegacia Especializada da Mulher no Município de Maranguape/Implantação de Delegacia da Mulher nos Municípios com população acima de 60 mil habitantes.