Na defesa dos direitos dos agentes de saúde e endemias do Ceará, Fernanda Pessoa (PR) apresenta projeto de lei que garante o adicional a insalubridade à categoria
A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) subiu a tribuna do Plenário 13 de Maio, nesta sexta-feira (10\02) para comunicar que está apresentando um projeto a lei estadual 14.101\2008 sugerindo a inclusão do adicional a insalubridade aos agentes comunitários de saúde e endemias do Estado do Ceará.
De acordo com a parlamentar no fim do ano passado foi aprovada a lei federal 13.342/16 que garante o adicional a insalubridade, além de outros benefícios como direito ao Programa Minha Casa Minha Vida e financiamento de cursos técnicos. ” A conquista do adicional de insalubridade no âmbito federal, é uma luta antiga da categoria e nada mais justo com estes profissionais que estão expostos a agentes nocivos à saúde. Agora queremos garantir a insalubridade pelo Estado” explicou.
Fernanda Pessoa ainda repercutiu preocupação com a evolução de doenças como as transmissíveis pelo Aedes Aegypti e como as que tinham sido contidas no passado, como a sífilis, que tem registrado grande aumento nos últimos dois anos.
[ Baturité ]
Nesta semana representantes de Baturité recorreram a parlamentar para pedir apoio para suprir a falta de recursos no combate ao mosquito Aedes Aegypti no município. Fernanda Pessoa já encaminhou ofício ao Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado e à Funasa, solicitando um veículo para diligências, além de material educativo e um estudo para rever os componentes do fumacê que, de acordo com os agentes de endemias não tem apresentado eficiência no combate ao mosquito.