A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) participa nesta quinta-feira (24\08), às 14h30, do VI Congresso Brasileiro da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde, que será realizado até sexta (25) no Hotel Seara, em Fortaleza, pela Federação (FENAESS) e pelo Sindicato dos estabelecimentos de serviços de saúde do Ceará (SINDESSEC).
Fernanda Pessoa vai presidir a mesa da palestra “Judicialização na Saúde” que terá como palestrante o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Villas Bôas Cueva.
“ Estou muito grata pelo convite, devido a luta de nosso mandato pela qualidade no atendimento da saúde em nosso Ceará. È muito importante nesse momento debatermos a judicialização que tem crescido assustadoramente. No Ceará, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, temos no momento cerca de 10 mil ações e isso implica num processo que desequilibra o andamento das políticas, o orçamento e em medidas mais avançadas” explicou.
De acordo com dados da Procuradoria do Estado, divulgados em junho de 2017 no V Congresso Brasileiro de Direito e Saúde e no XVI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará os gastos com a judicialização em 2008 foram de R$ 11,6 milhões. Até junho de 2017, o gasto subiu para R$ 32 milhões.