Fernanda Pessoa reafirma compromisso pela saúde preventiva da mulher

Parlamentar recebe integrantes de Associações de apoio a mulheres com câncer de mama

A deputada Fernanda Pessoa (PSDB) recebeu nesta terça-feira (10\04), em seu gabinete, na Assembleia Legislativa do Ceará, integrantes da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e de organizações associadas a Rede Mama no Estado Ceará e reafirma seu compromisso na luta da saúde preventiva da mulher. Desde seu primeiro mandato a parlamentar atua para fazer valer políticas públicas eficientes que atendam as necessidades das mulheres com câncer. Nesta terça-feira, Fernanda Pessoa, ao receber a comissão, confirma sua luta para fazer valer o PL dos 30 dias que estabelece prazo máximo de 30 dias para a realização de exames diagnósticos e procedimentos para recuperação de neoplasia maligna (câncer) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS-PL 3752/12). Desde 2013 está em vigor a lei que garante a pacientes diagnosticados com câncer o tempo máximo de 60 dias para ter o tratamento da doença iniciado no SUS (Lei 12.732/12). “O quanto antes a doença for diagnosticada, mas rápido será o início do tratamento e as chances de cura aumentam em mais da metade dos casos” avalia.

Em virtude disto, a parlamentar é autora de proposição que tem ampliado o número de vagas para as biópsias de câncer de mama. A quantidade de biópsias foram aumentadas em 3 mil vagas somente no ano passado. “Nosso projeto tem ganhado visibilidade por ser efetivo e por isso queremos ampliar para mais casos, além do câncer de mama, o de próstata e de outros órgãos, conforme a necessidade” disse.

Além disso, a deputada juntamente as instituições, estão empenhadas em fazer valer a Notificação Compulsória para casos de câncer o que vai contribuir para agilizar o diagnóstico e o tratamento do câncer no Estado. “Se a doença fosse notificação compulsória, os registros de Câncer poderiam fornecer informações mais precisas sobre o impacto do câncer nas comunidades e cooperar com o planejamento e a avaliação das ações de prevenção e controle da doença” disse a parlamentar.

Outro projeto de Fernanda Pessoa é a lei estadual de número 15.669 que criou o Dia Estadual de Combate ao Câncer “sendo mais uma ferramenta de combate a esta doença que está matando milhares de pessoas no mundo todo e a estimativa é de aumento dos diversos tipos de Câncer”. O câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, com cerca de 200 mil óbitos por ano.