Fernanda Pessoa quer censo para pessoas com Autismo

A deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB) apresentou nesta terça-feira (05\06) projeto (N.º 58/18) que institui o Censo de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Estado do Ceará. “Queremos criar um levantamento de dados estatísticos para nortear o planejamento de políticas públicas que visem promover a inclusão e a assistência integral da pessoa autista. Recentemente sugerimos a notificação compulsória do câncer.” disse a parlamentar.

De acordo com o projeto, a intenção será quantificar a população do Ceará com Transtorno do Espectro Autista (TEA); mapear o domicílio, urbano ou rural, no domínio de cada município cearense; cadastrar o perfil socioeconômico e educacional. As estatísticas do censo devem estar disponíveis para que se possam mensurar a evolução e o georreferenciamento do TEA na sociedade, bem como a resposta do Poder Público ao tratamento apropriado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo. Estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam para 70 milhões de autistas em todo o mundo, aproximadamente 1% da população mundial. No Brasil, estima-se cerca de dois milhões de autistas. No Estado do Ceará, não existem dados precisos, por isso é muito importante que o Estado do Ceará crie o “Programa Censo de Pessoas com TEA e seus familiares” para que se identifique e contabilize com precisão as pessoas com o transtorno “ para que essas pessoas recebam um tratamento mais eficiente, recebam educação, tenham acesso ao trabalho e lazer adequados, e isso beneficiaria milhares de pacientes com TEA e seus familiares, que sofrem sérios problemas de saúde em razão da alteração no ambiente familiar” avaliou Fernanda Pessoa.