Em pronunciamento nesta sexta-feira (23\10) a deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) pediu revisão dos laudos dos agricultores de Paramoti, selecionados no Seguro Safra. São 1.500 pequenos agricultores rurais inscritos pelo governo federal e que não receberam devido os laudos municipais que não atingiram a meta prevista pelo Garantia Safra. O programa assegura uma renda mínima aos agricultores familiares, no caso de perdas iguais ou superiores a 50% da produção.
Os agricultores acreditam que a avaliação não tenha sido eficiente já que os agricultores de cidades vizinhas, como Canindé, Caridade, General – estão recebendo e têm as mesmas características climáticas de Paramoti.
A parlamentar solicitou o apoio da bancada federal, e informou que na uma Comissão Especial, estará indo a Brasília na terça-feira, pedir revisão dos laudos e assegurar o repasse para os agricultores selecionados. ” Não podemos permitir que os agricultores do município de Paramoti tenha esse prejuízo. E a sobrevivência de inúmeros sertanejos depende principalmente dos cultivos de subsistência, para não morrerem de fome. Os trabalhadores do campo estão aflitos, já não bastasse o corte de subsídios que elevou o preço do milho em 133%”. avaliou Fernanda Pessoa.
O Garantia Safra é pago com recursos do Fundo Garantia Safra, formado pelos governos federal, dos estados e dos municípios. Segundo o Ministério da Agricultura cerca de 56 mil trabalhadores rurais em 26 municípios cearenses começaram a sacar a primeira parcela do benefício no dia 17 de agosto. Ao todo, o Garantia Safra pagará a cada agricultor cinco parcelas de R$ 170, reais em um total 850 reais.