Fernanda Pessoa apresenta projeto que cria salas de amamentação

A deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB) apresentou nesta quarta-feira (16\05) o projeto 43\18 que sugere aos órgãos públicos da administração direta, indireta e de fundações do Estado do Ceará a implantação de uma sala de apoio e adequadas para amamentação. De acordo com a proposição as salas deverão disponibilizar equipamentos apropriados, incluindo os instrumentos necessários para extração e armazenagem de leite materno.

Amamentar é um ato que envolve interação intensa entre a mãe e o filho. Portanto, a disponibilização de uma sala adequada incentiva o aleitamento materno. Também pensamos que promoverá uma prática mais duradoura e frequente”, disse a parlamentar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) recomendam que a amamentação se inicie na primeira hora de vida da criança e que se prolongue de forma exclusiva até aos 6 meses. Segundo estudo de avaliação de risco, nos países em desenvolvimento,  1,47 milhão de vidas poderiam ser salvas por ano se a recomendação do aleitamento materno (por 6 meses e complementado por 2 anos ou mais)  fosse cumprida. O aleitamento também traz benefícios para a família: é uma opção econômica e prática. Visualiza-se que ações que incentivem o aleitamento materno deveriam ser vistas como prioritárias objetivando a promoção da saúde e da qualidade de vida dos bebês e de suas famílias. As políticas públicas direcionadas ao aleitamento materno, além de se constituírem políticas com baixo custo ou custo zero, produzem impactos positivos sobre o desenvolvimento infantil.