Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

[doação de Sangue ] A deputada Fernanda Pessoa (PR) destacou, no primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (25/11), o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro, e a importância deste ato.

 

A campanha no Ceará começou no dia 23 e segue até 29 de novembro, com estruturas para doação no North Shopping Joquei, North Shopping Fortaleza,  Instituto Doutor José Frota e em uma unidade móvel na Praça do Ferreira, das 7h30 às 18h.

“O objetivo maior da campanha é receber três mil doações no Estado. Quero parabenizar o nosso Hemoce e todos os profissionais à frente desse projeto aqui no nosso Ceará”, assinalou. Segundo ela, hoje o Hemoce é referência em transplantes de medula óssea, resultado da luta diária “de pessoas comprometidas”. A parlamentar lembrou ainda que dia 23 de novembro, o Hemoce completou 32 anos de atendimento à população cearense.

 

De acordo com Fernanda Pessoa, somente com a solidariedade da população cearense, o Hemoce atende 100% da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ceará, e 94% dos leitos hospitalares. “Hoje, Fortaleza possui em média cinco mil doações de sangue por mês. Mas, apesar de os números serem altos ainda estão abaixo do necessário. Para a Organização Mundial de Saúde o ideal é que 3% a 5% da população doem sangue. E, para isso, seria necessário ter pelo menos seis mil doadores de sangue em todo o Estado”, apontou Fernanda Pessoa.

 

“A campanha é uma importante ferramenta de mobilização e sensibilização, pois é fundamental para desmistificar sobre o processo de doação. Faz também refletir sobre nossa vida em sociedade.  São atitudes grandiosas como estas que transformam o nosso mundo para melhor.  A doação é um ato de solidariedade e amor à vida”, afirmou a deputada

 

[Saúde]. A deputada Fernanda Pessoa lamentou hoje (25\11) na Tribuna da Assembleia Legislativa a denuncia que receberam sobre o fechamento do CTI do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). ” Muito triste tudo o que vem acontecendo na saúde do nosso Estado e essa notícia nos deixa ainda mais preocupados. A nossa preocupação é em fazer com que o cearense tenha a sua saúde com atenção e atendimento de qualidade. A população já enfrenta falta de medicamentos, de insumos básicos e de atendimento. Se isso for verdade vai ser uma calamidade”.