“A saúde é uma área de imensa fragilidade. Precisamos equipar os Hospitais Pólo, estruturar os municípios para desafogar o atendimento na Capital e dar mais qualidade para o nosso povo”.
Uma comitiva formada por deputados federais, deputados estaduais e representantes da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal, e da Comissão de Saúde e Seguridade Social e Saúde do Ceará percorrem a manhã desta sexta-feira (10\07) três hospitais da capital para ver de perto a situação da saúde no Estado. A comitiva passou pela Santa Casa, Instituto José Frota e Hospital Geral de Fortaleza.
Da visita será produzido um relatório técnico para avaliar a real situação do Estado. A visita foi requerida pelo deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE).
A tarde os deputados e gestores defenderam mais repasses de recursos para a saúde pública durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, para discutir a crise no sistema de saúde do Ceará. O evento foi realizado conjuntamente pela Comissão de Seguridade Social e Saúde do Ceará e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados Federais.
Uma das queixas é o pouco repasse do Governo Federal para o Estado. De acordo com o autor do requerimento da visita, os membros da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal deverão pressionar o Governo Federal para aumentar o montante que paga ao Ceará pelos procedimentos de “média e alta complexidade”. Hoje é de R$ 40,2 por per capita, enquanto em Pernambuco por esse mesmo procedimento o Governo Federal paga R$ 135 per capita; Pressionar para que a Tabela do SUS (com a relação dos valores que o Governo Federal paga por cada procedimento de saúde) seja reajustada, o que não é feita desde 2012; Lutar para incluir o profissional médico nas carreiras típicas de estado; Fortalecer os consórcios regionais de saúde; O secretário de Saúde do Estado do Ceará, Henrique Javi, comprometeu-se em apresentar dia 20 próximo um plano emergencial para acabar com as filas de pacientes em macas nos corredores dos hospitais.
” Para além de recursos defendo em todo Estado campanhas educativas para motociclistas. A maioria dos pacientes que chegam ao hospital são vítimas de acidentes de moto e lotam o IJF e os Postos. Também é fundamental reestruturar e fortalecer os Hospitais Regionais através de uma política regional de saúde” pontuou Fernanda Pessoa.