A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) cobrou nesta sexta-feira, no Plenário da Assembleia Legislativa, ações mais eficientes do Estado no combate a violência urbana. Ela repercutiu números do Atlas da Violência 2016 que revela números preocupantes quanto ao rápido crescimento do número de assassinatos tanto no Estado, que computou crescimento de 166,5 % em dez anos, quanto no país que detém 10% dos homicídios de todo o planeta.
“Estamos perdendo nossos jovens para a violência urbana e o ingresso da juventude nesse submundo tem tido um crescimento desenfreado nos últimos anos. Reflexo disso é o estado de miséria social, moral e financeira em que vivemos. Pedimos mais políticas públicas que dialoguem também com áreas como a educação, o social, a cultura e a saúde”. disse
O Ceará é o sexto estado com mais jovens mortos com idade entre 19 e 25 anos. Só em 2014 morreram 2.882 jovens. Em dez anos verificou-se aumento de 244% dos casos de assassinatos. ” É um crescimento violento e rápido demais” refletiu. Das 20 microrregiões mais violentas, 14 estão no nordeste e três no Ceará: Fortaleza, Pacajus e Baixo Jaguaribe.