Deputada pede punição e reflexão sobre estupro

Em pronunciamento nesta terça-feira (31\05) no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará, a deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, repudiou o caso de estupro coletivo cometido contra uma jovem de 16 anos, no Rio de Janeiro. A parlamentar condenou veementemente o crime, se solidarizou com todas as vítimas de estupro e pede a sensibilização da sociedade e dos poderes públicos para que casos como este não passe impune. “Infelizmente ainda somos uma sociedade machista que intimida a mulher. Não podemos tolerar casos de estupro em nossa convivência” refletiu a Fernanda.

A deputada também  repercutiu os números de casos de estupro no Ceará que apontam que a cada seis horas uma mulher é violentada, de acordo com relatório da Secretaria de Segurança Pública de Defesa Social do Estado.

Em 2015, conforme notícia divulgada na imprensa cearense, 1.580 pessoas foram vítimas de violência sexual em todo o Estado e a ampla maioria, eram mulheres, crianças e adolescentes. Até abril deste ano as autoridades cearenses receberam 495 denúncias de estupros, 147 em Fortaleza.

 

” Infelizmente temos um caminho duro e silencioso a percorrer, pois, muitas vítimas de violência sexual não denunciam. E quando denunciam 99% dos agressores sexuais ficam  soltos” explicou a parlamentar com base em dados do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que revelou ainda que todos os anos cerca de 50 mil pessoas são estupradas no Brasil, mas os números não correspondem à realidade, já que muitas vítimas não denunciam.  Para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, estima-se que os dados oficiais representem apenas 10% dos casos ocorridos e que  o número real de pessoas estupradas todos os anos no Brasil seria  de mais de meio milhão.