A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) reforçou ontem no Plenário da Assembleia Legislativa seu apoio aos agricultores e moradores do interior que convivem com a seca. A parlamentar também alertou sobre a crise que o Estado vai enfrentar devido ao colapso hídrico e pediu ações mais eficazes e imediatas
Fernanda Pessoa repercutiu as noticias dos jornais que “sistemicamente alertam para os desafios da seca” e mostrou que a maioria dos reservatórios do Ceará estão com menos de 9% de sua capacidade. “Peço ao governador que sejam intensificados os abastecimentos de água potável através dos carros pipas para a população dos municípios afetados. Inclusive, requeri em situação de emergência que seja fiscalizada com mais rigor a água dos carros pipas” informou a deputada.
O requerimento pede que seja analisada à água distribuída aos moradores no interior “Desta forma, a população, que já sofre com a falta de água, não sofra mais ainda com a saúde”
A deputada também defendeu campanhas educativas, dentro das escolas, das associações de bairro, órgãos públicos e igrejas para refletir sobre o uso racional da água.
Como forma de convivência com a seca a Deputada é autora do projeto que prevê a construção de reservatórios para a captação de água das chuvas em todos os equipamentos públicos construídos no interior, como escolas, postos de saúde, delegacias. Outro proposta da foi apresentada à Petrobras, solicitando a doação de poços profundos perfurados e que não são utilizados pela estatal.
Agricultores
A deputada sugeriu em seu pronunciamento que os governos renegociam as dívidas com os pequenos agricultores rurais. Para ela, as perdas com a seca para o homem do campo são muitas. “E a sobrevivência de inúmeros agricultores depende principalmente dos cultivos. Peço aqui que o governo renegocie a dívida dos homens e mulheres do campo. Defendo a renegociação para que os nossos pequenos produtores rurais tenham fôlego para sobreviver no sertão”. enfatizou.