Deputada pede ações contra o extermínio de jovens

 

25_06_2015

Em pronunciamento hoje no Plenário, a deputada Fernanda Pessoa pediu a sensibilização do governo do Estado contra o extermínio de jovens e sugeriu mais acesso ao lazer, a cultura, e principalmente a uma educação de qualidade.

A parlamentar apresentou as matérias de jornais que trazem números estatísticos da Secretaria de Segurança Púbica do Estado revelando que 39 jovens são assassinados mensalmente no Ceará. E o número alarmante do Mapa da Violência 2015 que apresenta que 42.416 pessoas morreram em 2012 vítimas de armas de fogo no Brasil, e os jovens as maiores vítimas das mortes. De 42.416 óbitos em 2012, 24.882   foram de pessoas entre 15 e 29 anos, cerca de 59%.

O Ceará é o terceiro estado brasileiro com 36,7 % dos nossos jovens mortos por arma de fogo. “A vida é o principal bem que temos. E os nossos jovens são o futuro de nossa sociedade, de nosso ceará. Para combater a violência que atinge esses jovens é preciso uma atuação muito grande contra a impunidade e contra o crime. É preciso dar mais  oportunidades para nossos jovens. O jovem tem que estudar, praticar esportes, tem que sonhar. Lamentavelmente, os nossos jovens não estão sonhando com o seu próprio futuro”.

A deputada pede que seja instituído o programa de escola em tempo integral, para que os jovens tenham acesso a outras formas de conhecimento e lazer, e desta forma fiquem longe das ruas, do crime, das drogas. “É preciso políticas eficazes principalmente em Educação. Nosso País precisa colocar plenamente a escola em tempo integral, é necessário uma educação mais atrativa, interativa, que dialogue diretamente com esses jovens”. conclui a deputada.