Deputada faz balanço positivo de seu mandato

A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) é uma das parlamentares mais atuantes da Assembleia Legislativa do Ceará. Em seu segundo mandato se debruça na defesa dos direitos dos idosos, das mulheres, crianças e adolescentes e dos sertanejos. Além disso tem levantado a bandeira de diversos profissionais, como os agentes comunitários de saúde e endemias, dos policiais, peritos e delegados. Durante o primeiro semestre de 2017 a parlamentar apresentou 121 projetos e requerimentos, realizou 7 audiências públicas e 9 sessões solenes.

Foi de Fernanda Pessoa o projeto que criou a Frente Parlamentar pela Beatificação de Padre Cícero, em março deste ano. A deputada já realizou diversos encontros com a igreja católica, em Fortaleza e no Crato, além de reuniões com representantes da sociedade civil, dos romeiros e romeiras e pesquisadores. Também realizou a primeira audiência pública em Juazeiro do Norte. No próximo semestre a deputada quer se reunir com os membros do processo de Beatificação de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.

Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, está entre suas lutas seu compromisso com a prevenção do câncer de mama, pela saúde da mulher e pela não violência. Fernanda Pessoa apresentou projeto solicitando ao Estado a notificação compulsória do câncer na rede pública e privada de saúde, além de lutar pela inserção de novos medicamentos para o câncer metastático na rede pública. É dela a ampliação do número de biópsias no Estado, devido ao projeto que solicita aos deputados enviar parte da verba do PCF – Pacto de Cooperação Federativa, para unidades de tratamento de pessoas com câncer de mama e próstata. Devido a isso, o Crio está com vagas para quem precisar realizar algum tipo de biópsia de mama. Além disso tem mobilizado a bancada federal para que seja inaugurada a Casa da Mulher Brasileira. A sede em Fortaleza já está pronta, mas aguarda o Governo Federal para dar início.

Entre as ações destacamos:

Audiência para tratar sobre a Artrite Reumatóide e Lupus.

Audiência para tratar sobre a fiscalização e regulamentação das Clínicas de terapia de dependentes químicos .

Audiência e Conferência dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.

Projeto solicitando a Redução de energia elétrica para pacientes com doenças crônicas.

Defendeu políticas para pessoas com deficiências como a Distrofia de Duchenne , Doenças Raras e Autismo e para a preservação da vida contra o suicídio.

Está acompanhando e fiscalizando projeto que quer reduzir as comarcas do TJ-CE.

Esteve representando a Assembleia na articulação para a retomada das obras da transposição do São Francisco em Brasília.

Seca: defende instalação de usinas de dessalinização no Ceará.

Participou da luta para a instalação do Polo Industrial de Guaiuba.

Votou contra a extinção dos Tribunais de Conta dos Municípios – TJ-CE

E tem se mobilizado contra a Reforma da Previdência.