A deputada Fernanda Pessoa (PR) em pronunciamento na tribuna nesta quarta-feira (05\07) defendeu as crianças com deficiência e o cuidado com as crianças na primeira infância. “Queremos sensibilizar todos quanto a importância deste debate, devido a grande complexidade de tratamentos e diagnósticos para os mais variados problemas. Precisamos somar forças e aumentar o sistema de garantia de direitos destas crianças e seus familiares “. disse.
A parlamentar ressaltou seu trabalho junto as associações de portadores de doenças raras e genéticas. Estamos há tempos nos mobilizando para dar uma qualidade de vida melhor às crianças com deficiência em nosso Estado “Elas são as mais vulneráveis da sociedade e conseguir proteção e atendimento ainda é, infelizmente, um grande desafio”. Ela ressaltou a necessidade de políticas para os portadores de Distrofia Muscular de Duchenne. No Ceará estima-se mais de mil meninos com a distrofia e o diagnóstico é tardio. “Queremos implementar projeto que estimule os pais e educadores a saber identificar a doença mais cedo, desta forma, com medicação adequada a sobrevivência e a qualidade de vida melhoram” explicou.
Fernanda Pessoa também está apresentando projeto criando o Dia Estadual de Conscientização a Distrofia Muscular de Duchenne, no dia 7 de setembro para ampliar o debate e lançar luz a doença que é genética e atinge os sexo masculino.