Deputada discursa sobre importância dos Agentes de Saúde e Endemias

Em pronunciamento nesta terça-feira (06\10) na Assembleia Legislativa do Ceará a deputada Estadual Fernanda Pessoa celebrou o dia dos agentes de saúde e endemias que ocorreu no último dia 4 de outubro.  ” Os agentes são os anjos da nossa saúde, são o elo entre a comunidade e a saúde pública. São eles que estão mais próximos dos problemas que afetam a nossa comunidade. Por isso digo que eles são um trabalhador único” ressaltou.

 

A parlamentar falou sobre as conquistas da categoria que vem lutando para assegurar os seus direitos trabalhistas e elencou emenda de sua autoria aprovada na Casa Legislativa e acatada pelo governo do Estado, que prevê aumento salarial – além do nacional, baseado no salário dos servidores públicos do Estado. “E aproveito para parabenizar o governador por ter aprovado a nossa emenda. Cobramos ações do governador, enquanto oposição ao seu governo,  mas também estamos aqui para reconhecer os atos justos”.

 

Quanto as lutas, a deputada pediu a sensibilização dos gestores municipais que suspenderam os repasses de incentivos salariais à categoria. “E Clamo para que os secretários de saúde revejam a suspensão dos repasses e tomem como exemplo alguns municípios que não suspenderam os incentivos” e citou Maracanaú que não cortou o repasse.

 

E em busca de novas discussões Fernanda Pessoa anunciou audiência pública para tratar da aposentadoria da categoria ” Nesta terça, os agentes estão discutindo a aposentadoria em Brasília, a nível nacional, e faremos aqui nesta Casa audiência para discutir na esfera estadual” informou.

 

A forma humanizada com que os agentes atendem as famílias favorece o estabelecimento de uma relação de confiança, que aumenta o vínculo com o tratamento. ” Hoje os agentes são verdadeiros agentes sociais” atesta a deputada. No Ceará são 8 mil agentes de saúde no quadro de servidores estaduais. No País são mais de 315 mil agentes, que pertencem a equipes da saúde da família.  Os agentes de saúde conseguiram, entre outras coisas, reduzir a mortalidade infantil no Ceará, uma conquista que levou o Estado a receber prêmio internacional da UNICEF.

Outros índices importantes conquistados para a saúde pública são o acompanhamento médico às gestantes, a redução da desnutrição, o acompanhamento de perto de pessoas hipertensas, e o controle e diagnóstico da  depressão, o grande mal do tempo atual.

 

 

” Por isso, esse pronunciamento é também um ato de gratidão com estes profissionais. Gratidão pela forma humanizada com que tratam a nossa gente e pela melhora de nossa saúde. Fica aqui o meu compromisso de lutar pelos agentes de saúde e endemias de nosso estado e o nosso agradecimento especial a todos por prestarem um serviço tão importante à nossa sociedade com carinho e dedicação”.