Na busca de uma solução para os limites geográficos entre Fortaleza e Maracanaú, a deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) esteve, juntamente com uma comissão liderada pelo prefeito de Maracanaú Firmo Camurça (PR), reunidos na Capital com o prefeito Roberto Cláudio. “Já faz tempo que estamos nos mobilizando para acabar com os problemas das zonas de litígio. Isso deveria ter entrado no último estudo sancionado ano passado. Queremos que a linha imaginária que divide os dois municípios seja demarcada. Sem definição, fica difícil do cidadão cobrar políticas públicas para a região onde mora. Essa é uma luta antiga e queremos neste ano resolver definitivamente estes limites” comentou Fernanda Pessoa.
Em dezembro de 2016 foi sancionada a Lei no. 16.198/2016, de acordo com o estudo do georreferenciamento que ajustou o limite de 26 municípios e regularizou outros 102. Mas, os limites entre Fortaleza e Maracanaú não foram regularizados, o que provoca sérios problemas aos moradores. ” Nossa reunião foi produtiva e ficou definido que, a partir de fevereiro, equipes técnicas das Prefeituras de Maracanaú e Fortaleza apresentarão uma proposta conjunta e conclusiva.” explicou a parlamentar.
>> A falta de uma definição dos limites provoca diversos problemas, como duplicidade de pagamentos do IPTU, contas de energia e telefone, além de imprecisões nas áreas de abrangência de equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde.