Deputada apresenta projetos de prevenção ao suicídio

A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR)apresentou projetos que versam sobre a preservação da vida, pelo combate ao suicídio.

Dois projetos da deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) foram lidos nesta quarta-feira (06\09) no Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará. Os projetos de indicação visam a preservação da vida, pela prevenção ao suicídio. O projeto 97/17, trata da criação, pela Secretaria de Saúde, do Programa Ceará sem Suicídio. E o 98/17 , estabelece a obrigação de instalação de equipamentos de proteção contra a queda de pessoas, veículos ou objetos, junto a canal de drenagem, viaduto, pontes e outros elementos naturais e construídos no estado do Ceará.

O projeto de lei 226/17, lido na terça-feira (05\09) sugere  que os prédios públicos pertencentes ao estado do Ceará sejam iluminados pela cor amarela, durante todo o mês de setembro. O propósito da campanha é alertar a população a respeito da realidade do suicídio, além de divulgar meios de prevenção. Durante o mês, diversas entidades estarão se organizando para promover palestras e atividades de prevenção.

capa setembro amarelo“Precisamos falar sobre o suicídio. O Ceará é o quinto estado em números de suicídios. Não podemos neglicenciar este assunto e devemos encará-lo como saúde pública, devido o grande número de pessoas que atinge”.

O Mês de prevenção foi iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina)e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Pesquisa do 10o Anuário de Segurança Pública, divulgada pelo Fórum Brasileiro no final de 2016, revelou que o Ceará é o 5em números de suicídios no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) são mais de 800 mil pessoas que morrem por suicídio a cada ano. Uma morte a cada 40 segundos. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre as pessoas entre 15 e 29 anos de idade.