Em pronunciamento nesta quarta (14\10) na Assembleia Legislativa do Ceará a deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) fez alerta sobre a violência no Estado e pediu providências. A parlamentar lembrou que no último dia 12 de outubro comemorou-se o Dia da Criança e lançou luz sobre a violência contra os jovens ” Toda criança tem o direito de viver em lugar seguro e saudável. Toda criança tem o direito de brincar, de ser criança, de ser acolhida, de ser amada. Mas infelizmente o que vemos são nossas crianças sendo agredidas, violentadas sexualmente, em trabalho escravo, sendo negligenciadas em seu direito de ser criança” destacou.
O Ceará foi apontado pela Fundação Abrinq como o 6º estado do Brasil que mais concentra casos de violência física contra crianças e adolescentes, com 2.097 denúncias formalizadas pelo Disque 100 em 2014. Para a deputada a violência é um dos grandes desafios para as sociedades do tempo atual.
As agressões contra mulheres são crimes que também tem registrado aumento no Ceará e os dados revelam que 70% dos casos de agressão são realizados por parentes e familiares das mulheres. De acordo com o Observatório da Violência Contra a Mulher, núcleo de pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, o estado é o sexto em números de homicídios contra as mulheres no Brasil e o terceiro em toda a Região Nordeste.
Fernanda Pessoa sugeriu que o governador implantasse mais delegacias especializadas em todo o Estado, cumprindo desta forma, com a constituição, que pede que cada cidade com mais de 60 mil moradores tenha uma delegacia da mulher. “Aproveito a oportunidade para sensibilizar o governador, na aprovação de alguns projetos, de nossa autoria, que, acredito contribuirá com a fiscalização dos casos de abusos e violência contra a criança. São os Projetos de Indicação nº 26/11 e nº 200/11, que prevê a criação de Delegacia da Criança e do Adolescente em Maracanaú e Ubajara” disse.
Um estudo recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou um índice de 77,3 mortes por 100 mil habitantes, em números absolutos: 1.989 mortes no ano de 2014 somente em Fortaleza. Em todo o estado, o Ceará registrou a segunda maior taxa de vítimas de homicídios do País. Foram 48,6 vítimas para cada 100 mil habitantes – um total de 4.297 mortes. O Ceará também foi o segundo, no ano passado, na taxa de mortes violentas intencionais: 50,8 por 100 mil habitantes.
Outras ações violentas que tem assustado a população no Estado e causado medo e pânico são os ataques a agências bancárias nas cidades do interior. Os números oficiais apontam que até agosto deste ano foram 42 ações criminosas contra agências e postos bancários. “Os dados são muito preocupantes, principalmente porque o nosso Brasil gasta com segurança pública o mesmo que países desenvolvidos. Mas estes gastos não estão sendo suficientes. precisamos rever as ações e investir em educação, em esporte, em ações de formação para mudarmos a atitude de nossa sociedade . Eu acredito que toda mudança e toda transformação parte de cada um de nós. Por isso, peço que olhem para a nossa gente que implementem de fato ações que provoquem mudanças” concluiu a parlamentar. No dia 26 de outubro, ás 9h, haverá audiência pública no Complexo das Comissões para tratar sobre as explosões em agências bancárias no interior.