Deputada alerta sobre falta de material nos hospitais e casos de chikungunya

plenario

Deputada alerta sobre falta de material nos hospitais e casos de chikungunya

A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) pediu atenção para a falta de material básico nos principais hospitais do Estado do Ceará. A parlamentar também defendeu o município de Maracanaú, que passa por problemas na saúde, principalmente por falta de incentivo do Governo do Estado. Fernanda Pessoa disse que desde 2012 os moradores aguardam a construção do Hospital Regional Metropolitano, que foi licitado e divulgado nos meios oficiais. “Hoje o Hospital Municipal de Maracanaú, que deveria atender somente os pacientes da cidade, acolhe outros sete municípios, porque a rede de saúde do Estado está precária. Temos verbas do PCF (Pacto de Cooperação Federativa) que solicitamos ainda em 2015, cerca de R$ 790 mil, para ser aplicada na saúde de Maracanaú, e até hoje, o governo do Estado não liberou” ressaltou

A deputada comentou também que recentemente a Sociedade Cearense de Terapia Intensiva (a Soceti) expôs o problema enfrentado pelos profissionais associados que atuam nas UTIs cearenses. De acordo com a Soceti, os Hospitais Dr. César Cals, São José e Hospital Infantil Albert Sabin também estão passando pela mesma situação. “ A falta de material vem sendo rotina desde a centralização das compras de insumos básicos pela Secretaria de Saúde do Ceará. Os médicos relatam pra gente que é necessário descentralizar a compra, por isso, clamamos ao governo do Estado um olhar mais atento com a saúde”.

Fernanda Pessoa também pediu atenção dos gestores públicos para o enfrentamento ao Aedes Aegypti, devido as milhares de ocorrências de febre chikungunya no Ceará, principalmente para o prefeito de Fortaleza, cidade onde concentram os maiores casos. “Estamos passando por uma grave epidemia e acredito que todos devem fazer sua parte, principalmente no cuidado com o lixo. Fortaleza tem um acumulo de lixo em cada esquina, é preciso mais eficiência do prefeito e cuidado da população ao armazenamento e dispensa do lixo doméstico ” alertou.

MAIS EM https://al.ce.gov.br/index.php/oradores-expedientes/item/63968-0905pe01-1e-fernanda-pessoa