A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, presidida pela deputada Fernanda Pessoa (PR), articula o primeiro Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para parlamentares. Os debates serão realizados pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), representada pela Associação dos Amigos do CRIO – ASSOCRIO. E acontecerá no dia 23 de maio, às 9h, no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Ceará. Poderão participar mulheres do parlamento, como vereadoras, deputadas, gestores de saúde e interessados.
O debate tem como objetivo esclarecer sobre as possibilidades de atuação do estado para a disponibilização de novos tratamento para as
pacientes com câncer de mama metastático atendidas pela rede pública de saúde do Estado. De acordo com a FEMANA foi verificada a falta de coerência nos processos decisórios dos gestores de saúde para a inclusão de terapias inovadoras, o que poderia contribuir para cura ou melhoria de vida de milhares de paciente.
Para Fernanda Pessoa é importante trazer o debate para o Estado “Se temos como salvar mais pessoas com novos métodos, não vamos poupar esforços para isso. É preciso avançarmos com os tratamentos e proporcionar mais tempo de vida aos pacientes” . A FEMANA afirma que não há qualquer procedimento terapêutico incorporado pela Conitec há mais de 10 anos no Brasil e há a limitação em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs).