A deputada Fernanda Pessoa (PR) alertou nesta quarta-feira (02/12), durante o primeiro expediente da sessão plenária, para a necessidade da prevenção do câncer e cobrou mais ações de combate à doença. O apelo foi em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, na última sexta-feira (27/11).
A data também foi celebrada no Ceará, por meio do Dia Estadual de Combate ao Câncer instituído a partir de uma lei de sua autoria. Segundo ela, a criação do dia foi mais um instrumento para alertar para a prevenção à doença que está matando milhares de pessoas no mundo todo.
A parlamentar informou que nove em dez casos da doença, se descoberta em estágio inicial, tem chances de cura. Ressaltou ainda que um terço da doença poderia ser evitada com ações e políticas públicas. “Para ter um diagnóstico precoce é preciso estar atento aos principais fatores de risco, realizar exames preventivos, mudar os hábitos alimentares e tornar parte da rotina a consulta a um especialista”, recomendou.
Conforme Fernanda Pessoa, a estimativa da Secretaria de Saúde do Ceará é que pelo menos oito mil cearenses morram anualmente com câncer. A última pesquisa sobre a doença, divulgada no dia 27 de novembro pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), aponta que 596 mil novos casos afetarão os brasileiros no próximo ano e prevê que, até 2016, no Ceará, mais de 20 mil novos casos sejam diagnosticados, o que representa uma média que se revela preocupante com 55 casos por dia registrados.
No mundo todo, acrescentou, são 20 milhões de pessoas com câncer. No Brasil, o câncer é a segunda causa de morte e a maioria dos casos, cerca de 60%, são diagnosticados em estado avançado. “O que acarreta alto impacto socioeconômico devido ao tratamento de alta complexidade. E o quadro que se apresenta, de acordo com a pesquisa, é que nos últimos 10 anos não houve nenhuma queda de casos de câncer. Por isso, a importância de mais ações e políticas públicas em prol ao combate a esta doença”, reiterou.
A pesquisa revelou também que o segundo câncer mais incidente em mulheres continua sendo o de mama, com 57, 9 mil casos em cada ano. Já entre os homens foram registrados 62,1 mil casos de câncer de próstata.
A deputada informou que a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, com o objetivo de contribuir com a luta de milhares de mulheres cearenses, realizou diversas visitas às Instituições de tratamento ao câncer no Ceará. “Constatamos que o grande gargalo são as demoras dos resultados de biópsias e outro desafio está relacionado aos medicamentos disponibilizados pelo Estado”, pontuou.
Fernanda Pessoa informou ainda ter apresentado requerimento solicitando que cada deputado estadual reservasse R$ 20 mil da verba do Pacto de Cooperação Federativa (PCF), e destinasse aos institutos que cuidam de pessoas com câncer no Ceará.