Casos de Dengue Preocupam

A deputada Fernanda Pessoa (PR) alertou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (25/08), sobre o aumento dos casos de dengue no Ceará. A parlamentar informou que, conforme dados do Ministério da Saúde, somente no começo de agosto foram registrados mais de 1,3 milhão de casos de dengue em todo o País, com o Nordeste concentrando o maior número de municípios em situação de risco para epidemia.

Fernanda Pessoa explicou que o Ceará é o quarto estado do País em número de mortes por dengue e o quarto com casos mais graves da doença. Dos 90 mil casos registrados apenas no Ceará, conforme observou, 44 mil foram confirmados, e 54 pessoas já morreram. “Outras 30 mortes ainda estão sendo investigadas”, salientou.

Esses dados, ainda de acordo com Fernanda Pessoa, configuram um crescimento de 167%, comparando com as estatísticas de agosto de 2014. “O mais trágico é que essas mortes afetam principalmente pessoas entre 20 e 29 anos de idade. É lamentável que tantos jovens morram assim”, disse.

A deputada cobrou maior intensificação das campanhas preventivas e melhoria nas condições de trabalho dos agentes de saúde. “Os meios de comunicação também exercem um papel fundamental no processo de conscientização. Creio que a FM Assembleia e a TV Assembleia também poderiam veicular campanhas com esse propósito”, sugeriu.

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PSD) lembrou que a dengue é uma doença com alta taxa de mortalidade e que sua prevenção depende muito da população. “O Governo tem feito um combate eficiente à doença, mas, sem a participação da população, é impossível eliminá-la do nosso convívio”, frisou.

A deputada Dra.Silvana (PMDB) elogiou o alerta de Fernanda Pessoa e cobrou mais campanhas televisivas. “O Estado não pode fazer o que o próprio cidadão deve fazer, mas é seu dever orientá-lo e conscientizá-lo nesse sentido”, pontuou.