[Câncer de Mama] Emendas vão custear Biópsias

Parlamentares defenderam a destinação de recursos para a realização de biópsias em mulheres com suspeita de câncer de mama. A ideia foi apresentada durante audiência pública, realizada na tarde desta quarta-feira (14/10), na Assembleia Legislativa, que discutiu a campanha Outubro Rosa. O debate foi promovido pela Comissão de Seguridade Social e Saúde da Casa e pela Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Mulher.

A deputada Fernanda Pessoa (PR), presidente da Frente Parlamentar, informou que está buscando, com o apoio de outras deputadas da Casa, o compromisso de todos os parlamentares em destinar R$ 20 mil reais do Programa de Cooperação Participativa (PCF), a que cada deputado tem direito, para a realização de biópsias. “Se houver o compromisso de todos os 46 deputados, esses recursos vão permitir a realização de 10 mil biópsias este ano”, frisou

O compromisso foi assumido também pelos deputados Carlos Felipe (PCdoB) e Augusta Brito (PCdoB) durante a audiência. “Sei que ainda é pouco, mas a expectativa é que esse valor seja maior no próximo ano”, avaliou Augusta Brito. Já Carlos Felipe lembrou que o Brasil investe hoje apenas 4% do Produto Interno Bruto (PIB) em saúde, enquanto a maioria dos outros países gasta pelo menos 6%.

Outros pontos defendidos na audiência foram a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama e a capacitação da atenção básica de saúde para agilizar a realização do exame de mamografia.

Na avaliação do presidente do Comitê Estadual do Controle do Câncer, Luiz Porto, a incidência dos casos de câncer de mama no Ceará é crescente devido ao envelhecimento da população. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INC), este ano, devem ser confirmados 2.060 novos casos da doença. “O que nos preocupa é que o diagnóstico está sendo feito em estágio muito avançado, fazendo com que a nossa mortalidade seja muito alta”, alertou o médico.

Segundo Luiz Porto, existem cerca de 50 mamógrafos no Estado, distribuídos em regiões que permitem uma cobertura adequada. “Infelizmente, esses equipamentos estão com a capacidade ociosa, porque não há conscientização das mulheres de que o câncer, quando diagnosticado precocemente, tem cura”, afirmou.

Também participaram da audiência os deputados Carlos Matos (PSDB) e Walter Cavalcante (PMDB); a presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense, Meyre Costa Lima; o chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Marco Antônio Nasser; o representante da Secretaria da Saúde de Fortaleza, Paulo Vasques; Ercio Gomes, da Sociedade Brasileira de Mastologia entre outros convidados.

Desafios

A auxiliar de enfermagem aposentada, Iracema Maria Helena, 58, venceu o câncer de mama duas vezes e hoje se dedica a ajudar mulheres que enfrentam a doença. “Há muita dificuldade para marcar exames. Eu, por exemplo, tive de tirar o útero e as mamas para evitar recidiva, mas e os outros órgãos? Preciso ficar de olho”, alertou.

Na audiência, Iracema cobrou o funcionamento pleno do Hospital da Mulher de Fortaleza. “Eles têm os melhores equipamentos, tudo de ponta, mas não atende a população”, apontou.
Cláudia Belém informou que, em outubro, a unidade disponibilizará 60 mamografias por dia. Nos demais meses, o número costuma ser de 20 exames diários. Ela comemora: “Com a campanha, já obtivemos várias conquistas, como a criação da Lei da Mamografia e da Lei 60 dias, pela qual o tratamento do câncer deve começar até dois meses após diagnóstico”.

SERVIÇO

Passeata Outubro Rosa

16 de outubro (sexta-feira)
Município: Independência

Horário: 8 horas
Acesso: gratuito
Exposição Espaço Rosa

18 a 24 de outubro
Município: Fortaleza

Local: Shopping Riomar
Tema: exposição de fotografias sobre o lado sensual das mulheres
com câncer
Acesso: gratuito

Caminhada Rosa

25 de outubro (domingo)
Município: Fortaleza

Partida: Avenida Beira Mar
Horário: 16 horas

Acesso: gratuito
Kits: camisa, boné e mochila. Preço: R$ 20. Vendas: Lojas Florinda e Espaço Rosa