O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. No Brasil, a doença é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.
A deputada Fernanda Pessoa ressaltou a importância das campanhas de conscientização e de políticas eficazes no atendimento básico. A parlamentar informou que tem projetos voltados para auxiliar a saúde preventiva no enfrentamento ao câncer. Há três anos a deputada encabeça projeto que visa enviar parte da verba (PCF) de cada deputado estadual, para instituições realizarem biópsias, tanto de câncer de mama quanto do de próstata. ” Este projeto ampliou em 3 mil o número de vagas para realização de biópsias, um dos problemas que o Estado enfrentava e que foi verificado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres ” explicou.
Durante a solenidade, foram homenageados: o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Marcos Flávio Rocha; o chefe do Serviço Médico da Assembleia Legislativa, Túlio Marcus Chaves; os médicos urologistas Paulo Marcelo Adeodato Accioly, Bruno Lima e Alexandre Sabóia Leitão Júnior , além do servidor Milton Mendes, que conseguiu vencer a doença.