Deputada critica mensagem do governo em meio a crise hídrica

Em pronunciamento nesta sexta-feira (11\11) na tribuna do Plenário, a deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) cobrou do governador do Estado, Camilo Santana, ações e políticas emergenciais para a convivência com a seca para os municípios mais atingidos. “ É sabido que a nossa situação é uma das mais graves de todos os tempos, estamos com quase todos os reservatórios com sua capacidade muito abaixo do necessário para o consumo humano e os homens e mulheres do campo estão sofrendo” .

Fernanda Pessoa citou o caso dos moradores da região do ICó que perderam suas plantações em 90% por causa da diminuição da vazão de água do açude de Orós para o Lima Campos. “Peço aqui uma revisão da diminuição desta vazão, sabemos das dificuldades de todos os nossos reservatórios, mas alguma coisa deve ser feita e é urgente”

A parlamentar também comentou a mensagem do governo Camilo Santana de doar R$ 1,7 milhão para clubes de futebol profissional do Estado. “ É inacreditável a Mensagem assinada pelo governador . Isto é uma proposta abusiva e vergonhosa diante de tamanha crise hídrica pela qual estamos passando, diante de uma saúde frágil, diante da fome e da miséria, diante da falta de qualidade em educação” afirmou.

No Ceará, mais de 75% do território apresenta seca extrema ou seca severa. De acordo com a Funceme em  5 anos choveu apenas 516 milímetros no  Ceará. O índice é o menor desde 1910. Os 153 açudes monitorados pela Cogerh estão no momento, com nível médio dos de 7,9o% do volume total.

“ È preciso adotar medidas de conservação e minimização do desperdício. Mas O que se nota hoje é que muitos problemas continuam, e que muitas ações já poderiam ter sido realizadas, assim como mais perfurações de poços profundos ou a dessalinização da água do mar.  Fica aqui o meu apelo que é o apelo de milhões de cearenses.” Comentou