<Agentes de Saúde> A deputada Fernanda Pessoa lamentou nesta sexta (19\02) o decreto de greve dos Agentes de Saúde de Pacatuba depois de uma reunião com o atual prefeito do município. De acordo com os agentes de saúde, depois de uma reunião com a gestão municipal não houve acordo entre os agentes que queriam a valorização profissional, ajuste salarial e melhorias de trabalho. ” Diante do impasse a gestão municipal tomou uma atitude que considero descabida. Devolveu os 65 agentes para o Estado. Ficamos indignados diante da falta de sensibilidade do prefeito num momento de grande preocupação na área da saúde, com o zica vírus e a dengue” disse .
No ceará são 8 mil agentes de saúde no quadro de servidores estaduais. No País são mais de 315 mil agentes, que pertencem a equipes da saúde da família. Os agentes visitam comunidades carentes e as periferias das cidades e, a cada novo programa lançado pelo Ministério da Saúde, aumentam as suas responsabilidades.
” Por isso, peço aqui a sensibilização do prefeito para que reveja o acordo com os agentes. O diálogo agora é atitude mais sensata” finalizou
Na manhã de segunda-feira (22\02) os agentes de saúde estiveram no gabinete da deputada e mesmo em greve continuaram prestando serviços aos moradores de Pacatuba. ” Devido a gravidade do momento, com a situação crítica de dengue, zika e chikungunya, estamos com 40% dos agentes nas ruas, ” explicou a agente de saúde Marjory Romão de Sousa Oliveira. Em situação de greve é obrigatório o trabalho com 30% do efetivo.