Proposta de Fernanda Pessoa prevê moradias do Minha Casa, Minha Vida equipadas com itens básicos

Foto: União na Câmara

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3737/2024, de autoria da deputada Fernanda Pessoa (União-CE), que propõe o fornecimento de móveis essenciais aos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida. A proposta prevê a entrega de itens básicos como cama, colchão, geladeira, fogão e micro-ondas, com recursos do próprio programa habitacional.

Criado em 2009, o Minha Casa, Minha Vida atende famílias com renda mensal de até R$ 1.800. Desde sua retomada em 2023, já foram entregues mais de 43 mil moradias e retomadas obras de outras 39 mil unidades. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas pelo programa em 2024.

Fernanda Pessoa explica que os móveis seriam pagos em parcelas incluídas nas prestações da casa, facilitando o acesso e movimentando a economia. “Além de você conseguir comprar mais barato por ser em larga escala, isso vai girar a economia do país”, afirmou.

A deputada defende que o projeto promove mais dignidade às famílias. “É muito bom quando você recebe sua casa e ela já vem completa. Queremos garantir um lar de verdade, com o mínimo necessário para viver com conforto”, declarou.

O projeto será analisado inicialmente pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara. Após passar pelas comissões, seguirá para votação em Plenário.